5 de junho: um dia dedicado ao Meio Ambiente.
Esta data foi estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 15 de dezembro de 1972, durante a Conferência de Estocolmo, que tratou do tema Ambiente. Foi durante esta conferência que foi aprovada também o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. A criação desta data teve como objetivo principal a conscientização da população mundial sobre os temas ambientais, principalmente, aqueles que dizem respeito à preservação da vida e do planeta. Desta forma, a ONU procurou ampliar a atuação política e social voltada para os temas ambientais. Era intensão da ONU também, transformar as pessoas em agentes ativos da preservação e valorização do meio ambiente. A importância da data está relacionada às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.
A partir de 1974, o Brasil iniciou um trabalho de preservação ambiental, através da Secretaria Especial do Meio Ambiente, para levar à população informações acerca das responsabilidades de cada um diante da natureza.Mas em face da vida moderna, os prejuízos ainda estão maiores.Uma enorme quantidade de lixos é descartada todos os dias, como sacos, copos e garrafas de plástico, latas de alumínio, vidros em geral, papéis e papelões, causando a destruição da natureza e a morte de várias espécies de animais. A política de reaproveitamento do lixo ainda é muito fraca e em várias localidades ainda não há coleta seletiva, o que aumenta a poluição, pois vários tipos de lixos tóxicos, como pilhas e baterias são descartados de qualquer forma, levando a absorção dos mesmos pelo solo e a contaminação dos lençóis subterrâneos de água.
É importante que a população seja conscientizada dos males causados pela poluição do meio ambiente, assim como de políticas que revertam tal situação. Nesta data, ocorrem diversos eventos no mundo todo. Palestras, campanhas educativas, documentários e eventos são realizados, em vários locais, com o propósito de despertar, sensibilizar e conscientizar as pessoas para esta importante questão mundial. Em muito países ocorrem acordos ambientais e definição de políticas voltadas para a proteção do meio ambiente. Nas escolas as equipes docente e pedagógica organizam e planejam atividades visando construir e desenvolver nas crianças a consciência ambiental e ecológica, fundamental para a preservação do planeta.
É importante citar o que diz Léa Tiriba: "o grande desafio do professor de educação infantil, preocupado com os temas da atualidade, é educar na perspectiva de uma nova sociedade sustentável." Léa Tiriba é Doutora em educação e professora do Curso de Especialização em educação infantil da PUC/RJ, Léa Tiriba propõe, em sua tese de doutorado, a reinvenção das relações entre seres humanos e natureza nos espaços de educação infantil. A professora propõe: "vamos ultrapassar as paredes de concreto, alargar as janelas das salas, deixar as crianças de pés descalços, passar mais tempo ao ar livre". "Como aprender a respeitar a natureza se as crianças não convivem com seus elementos?", pergunta Léa. Criança feliz põe os pés na terra, toma banho de mangueira, observa e interage com a natureza: "Ela é capaz de passar horas observando um formigueiro e tudo o que o professor deve fazer é participar dessas descobertas", exemplifica. Léa Tiriba observou também que a maioria das unidades de educação infantil possui pátios com pisos cobertos. Dessa forma, as crianças são privadas de brincadeiras como cavar, amontoar, criar, construir e demolir; atividades tão desejadas, que só a terra e a areia propiciam. Sem dúvida temos muito para pensar e mudar, mas cada um de nós pode cumprir com o seu papel de cidadão, não jogando lixo nas ruas, usando menos produtos descartáveis, evitando o desperdício, o consumo exagerado e evitando sair de carro todos os dias. Se cada um fizer a sua parte, o mundo será transformado e as gerações futuras viverão sem riscos.
"Digo que minha música vem da natureza, agora mais do que nunca. Amo as árvores, as pedras, os passarinhos. Acho medonho que a gente esteja contribuindo para destruir essas coisas." (Tom Jobim)
Cuide - Preserve - Respeite! Beijosssss no ♥, Maykira
Nenhum comentário:
Postar um comentário