segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Anisia Nascimento - educação: Calagem

Anisia Nascimento - educação: Calagem : ...

Calagem

Link para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Link para o Portal do Governo Brasileiro

Autor(es): Antonio Dias Santiago ; Raffaella Rossetto


Os solos brasileiros são ácidos em sua maioria. A acidez, representada basicamente pela presença de dois componentes - íons H+ e Al+3 - tem origem pela intensa lavagem e lixiviação dos nutrientes do solo, pela retirada dos nutrientes catiônicos pela cultura sem a devida reposição e, também, pela utilização de fertilizantes de caráter ácido.  
Os principais objetivos da calagem são: eliminar a acidez do solo e fornecer suprimento de cálcio e magnésio para as plantas. O cálcio estimula o crescimento das raízes e, portanto, com a calagem ocorre o aumento do sistema radicular e uma maior exploração da água e dos nutrientes do solo, auxiliando a planta na tolerância à seca.
A calagem ainda tem outros benefícios, como: aumentar a disponibilidade de fósforo, já que diminui os sítios de fixação no solo; diminuir a disponibilidade de alumínio e manganês através da formação de hidróxidos, que não são absorvidos; aumentar a mineralização da matéria orgânica com conseqüente maior disponibilidade de nutrientes e favorecer a fixação biológica de nitrogênio. Nas propriedades físicas do solo, a calagem aumenta a agregação, pois o cálcio é um cátion floculante e, com isso, diminui a compactação.
A calagem em excesso ou mal aplicada pode ter efeito negativo na disponibilidade de micronutrientes. Por todos os efeitos, a calagem é a prática mais econômica que garante aumentos na produtividade e longevidade do canavial. Para que haja boa incorporação e homogeneização com o solo, a calagem deve ser feita no preparo do solo.
Para a cana-de-açúcar, deve-se dar preferência para a incorporação profunda, com arado de aiveca, para garantir o máximo aprofundamento do sistema radicular. A época de aplicação deve ser cerca de 40 dias até dois meses de antecedência ao plantio, dependendo do poder relativo de neutralização total (PRNT) e do poder de neutralização (PN), que são as garantias do produto de alta reatividade. Durante as soqueiras, não haverá mais a oportunidade de misturar bem o corretivo com o solo, por isso, a calagem deve ser bem feita durante o preparo do solo.
Outro fator relevante é a escolha do calcário. Se for necessário adicionar magnésio, deve-se dar preferência ao calcário dolomítico (% MgO > ou = a 5).
Recomendação da Calagem
Apesar de a cultura da cana-de-açúcar estar entre as mais tolerantes à acidez do solo, a aplicação de calcário tem se mostrado lucrativa, sobretudo quando são consideradas as colheitas de vários anos. A verificação da acidez se dá pela análise do solo, que indica inicialmente o pH e, também, a acidez potencial do solo (H+ + Al+3), que deve ser levada em conta para a recomendação de corretivos.
É importante salientar que o cálculo da calagem deve levar em conta os diferentes métodos aplicados para diversas regiões do País. Os métodos analíticos utilizados por região são:
  • neutralização de alumínio: ES, GO, MG, PR e região do Cerrado;
  • solução tampão SMP: RS e SC;
  • saturação por bases: SP e PR.
Nos Estados de São Paulo e Paraná, a recomendação da calagem é dada segundo o método da elevação da saturação à 60%, pela seguinte fórmula:
NC = (V2-V1).CTC/10 PRNT
Em que:
V2 é a saturação de bases desejada. No caso da cana-de-açúcar é suficiente V2 =  60%.
V1 é a saturação de bases encontrada no solo.
CTC é a capacidade de troca de cátions obtida pela soma de Ca, Mg, K, Na, H+Al.
Observação: Recomenda-se que a necessidade de calagem determinada por este método seja corrigida com um acréscimo de 20%. Esse adicional se deve, sobretudo, à deriva da aplicação, à acidificação do solo pelo adubo e à decomposição do sistema radicular da cana-de-açúcar. No caso da incorporação do calcário atingir até 40 centímetros de profundidade, a quantidade de calcário será multiplicada por 1,5 - já que a fórmula acima considera a camada até 20 centímetros de profundidade.
A aplicação do calcário deve ser uniforme em toda a extensão do terreno (Figura 1), de modo que haja grande contato entre as partículas do solo. Deve ser incorporado o mais profundo possível e anteceder o plantio, pelo menos, dois meses. Se o solo for originalmente muito ácido, deve-se monitorar a acidez das soqueiras por meio de análise do solo e, se possível, aplicar calcário antes dos tratos culturais.        
Fig. 1. Aplicação de calcário em área total.
Foto: Raffaella Rossetto
.
A utilização de um calcário com PRNT mais baixo poderá indicar que haverá um poder residual de neutralização da acidez, que ocorrerá mais lentamente, podendo ser vantajoso para a cana-de-açúcar. A venda de corretivos é baseada no peso do material, sem levar em consideração o seu poder de neutralização. Deste modo, deve-se avaliar o custo da tonelada efetiva dos produtos.  



Informações Complementares:

Ceressefs : um sistema especialista para o cálculo da necessidade de calagem e recomendação de corretivo Este estudo mostra o desenvolvimento de um sistema especialista para realizar o cálculo da necessidade de calagem do solo para diferentes culturas, instaladas em diversos estados brasileiros. O programa desenvolvido pode ser executado tanto pela Internet (como um applet) quanto fora dela (como uma a Mais Detalhes


Adubação e calagem em cana-de-açúcar A calagem é uma prática agrícola com seus benefícios bem estabelecidos, entre eles, a correção da acidez do solo, neutralização do alumínio tóxico e do manganês, aumento na disponibilidade de cálcio, fósforo e magnésio, a melhoria da estrutura do solo e a atividade microbiana. A elevação do pH melho Mais Detalhes


Calagem na cana-de-açúcar Introdução; Nutrição mineral da planta; Avaliação da fertilidade do solo; Calagem; Método de calagem; Compactação entre os métodos; Conclusão; Literatura citada. Mais Detalhes


Calagem Por que os solos ácidos devem receber calagem?; Como o calcário reduz acidez do solo?; Época e frequência das aplicações de calcário; Localização do calcário; Materiais calcários; Cálculo da necessidade de calcário; Benefícios da calagem; Aplicação de calcário. Mais Detalhes


Calcário Aspectos técnicos; Novas tendências; Plantio direto; Integração pecuária-agricultura; Fronteiras agrícolas; Aspectos econômicos; Calcário como investimento; A indústria do calcário; Evolução do consumo; Preço - a questão do frete; Conclusões; BNDES. Mais Detalhes


Acidez do solo e calagem Introdução; Conceito de acidez; Origem de acidez dos solos; Componentes da acidez do solo; Reação do solo; Métodos para recomendação de calagem; Benefícios da calagem; Qualidade do corretivo; Época e modo de aplicação; Bibliografia consultada. Mais Detalhes

 
 
 

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610.
Política de Privacidade. sac@embrapa.br
2005-2007
Embrapa
Parque Estação Biológica - PqEB s/n°.
Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901
Fone: (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3347-1041

Um comentário:

  1. “Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros.”
    Che Guevara

    Curta estas páginas

    http://www.facebook.com/pages/De-Quase-tudo-Um-Pouco/384966318238456

    http://www.facebook.com/pages/Concurso-P%C3%BAblico-para-Professor-de-Educa%C3%A7%C3%A3o-Infantil/354191394665740?ref=hl

    http://www.facebook.com/pages/O-Pr%C3%ADncipe-Maquiavel/123182611101188?ref=tn_tnmn

    http://www.facebook.com/pages/Centro-POP-DIA/185575451576482?ref=hl

    http://www.facebook.com/GiuseppePeruchi


    Inscreva-se nos meus canais no youtube

    http://www.youtube.com/user/Anisiasn/feed,

    http://www.youtube.com/user/Belissima2011belle/feed

    Siga-me no twitter: https://twitter.com/#!/anisiasn

    Visite os blogs e sinta-se a vontade para seguí-los

    http://nascimentosampaio.blogspot.com.br/

    http://xadrezparatodosetodas.blogspot.com.br/

    http://cienciasjuridicas-anisianascimento.blogspot.com.br/

    http://cienciasjuridicas-anisia-nascimento.blogspot.com.br/

    http://nascimentoconcurso-publico.blogspot.com/

    http://meusestudos-anisianascimento.blogspot.com.br/

    http://centropopdia.blogspot.com.br/

    http://quantascoisas-anisianascimento.blogspot.com.br/

    http://culturaeliteratura-anisianascimento.blogspot.com.br/

    http://nascimento-educacao.blogspot.com/

    http://anisia-nascimento.blogspot.com/

    http://anisia-novo-degase.blogspot.com/

    http://anisianascimento-libras.blogspot.com/

    http://nascimentosampaio.blogspot.com.br/

    http://cienciasjuridicas-anisianascimento.blogspot.com.br/

    http://nascimentoconcurso-publico.blogspot.com/

    http://anisianascimento-gospel.blogspot.com/

    http://nascimento-educacao.blogspot.com/

    http://anisia-nascimento.blogspot.com/

    http://divulcacaoepublicacao.blogspot.com.br/

    http://meioambiente-ecidadania.blogspot.com/

    http://vote44002.blogspot.com.br/

    http://culturaeliteratura-anisianascimento.blogspot.com.br/

    http://vidaesaude-nascimento.blogspot.com/

    http://anisia-maravilhosanatureza.blogspot.com/

    http://anisianascimento-libras.blogspot.com/

    http://teoriadaliteratura-anisianascimento.blogspot.com.br/

    http://aahjlmpedagogia-hospitalar.blogspot.com.br/

    http://concurso-senadofederal.blogspot.com/

    http://mperj-2011.blogspot.com/

    http://anisia-novo-degase.blogspot.com/

    http://cienciasjuridicas-anisianascimento.blogspot.com.br/

    http://douglaspedro.blogspot.com.br/

    http://leandrops7.blogspot.com.br/

    http://cienciasjuridicas-anisia-nascimento.blogspot.com.br/

    http://linguaportuguesa-anisianascimento.blogspot.com.br/

    http://leandrorj12.blogspot.com.br/

    http://meusestudos-anisianascimento.blogspot.com.br/

    http://aservicodoplaneta.blogspot.com.br/

    http://silveiradivulgacaoepublicacao.blogspot.com/

    http://mperj-2011.blogspot.com/

    http://ecletico-anisianascimento.blogspot.com.br/


    Siga, curta os sites...

    http://xadrezparatodosetodas.tumblr.com/
    http://anisianascimento.tumblr.com/
    http://www.facebook.com/pages/O-Pr%C3%ADncipe-Maquiavel/123182611101188
    http://www.facebook.com/pages/De-Quase-tudo-Um-Pouco/384966318238456
    http://www.facebook.com/anisia.nascimento
    https://twitter.com/anisiasn
    http://anisia-nascimento.blogspot.com.br/2012/06/belo-monte-anuncio-de-uma-guerra-filme.html?showComment=1340730993762#c2292370155519163149
    http://www.reddit.com/r/movies/related/xgsc9/tsotsi_infanciaroubada/

    Obrigada,
    Anisia Nascimento

    ResponderExcluir