terça-feira, 5 de junho de 2012

Laboratório Horto-Viveiro comemora 15 anos com debates e oficinas sobre questões ambientais

 
 
O Laboratório Horto-Viveiro (Lahvi) da UFF irá realizar, nos dias 5 e 6 de junho, uma série de atividades em comemoração dos seus 15 anos, que vão desde palestras e debates até oficinas e trilhas ecológicas. O tema central do evento, chamado Projeto Lavhi 15 Anos, será “Ações Socioambientais no Século XX: Retrospectivas e Propostas”. Os trabalhos comemorativos do laboratório coincidem com o início das programações da Rio + 20 e com a Semana do Meio Ambiente.

O Lahvi, que fica no Campus da Praia Vermelha, foi criado com o objetivo de oferecer infraestrutura ao ensino, à pesquisa e à extensão na UFF. As mudas ali produzidas atendem ao paisagismo dos “campi”, à recuperação ambiental do Morro do Gragoatá, a trotes ecológicos e intercâmbios institucionais e interinstitucionais. A produção de composto orgânico, a partir de resíduos do próprio campus, tem atendido à necessidade da produção de mudas e de formação e recuperação de jardins, reduzindo assim o custo do descarte de resíduos e da aquisição de adubo.

O primeiro dia de debate será realizado no auditório da Escola de Engenharia, Campus da Praia Vermelha, Rua Passo da Pátria, 156, São Domingos, Niterói, e terá início às 8h30, com o credenciamento e entrega de material para as palestras. A mesa de abertura começará às 9h30. Em seguida, serão discutidos temas como fontes alternativas de energia, reeducação para transformação e etnoconservação. Também será realizada mesa-redonda para discutir o papel da UFF na formação de profissionais na área ambiental. Para encerrar a programação do dia, será oferecido um coquetel comemorativo dos 15 anos do laboratório.

Uma visita ao Lahvi está programada para o segundo dia de evento, às 9h. As demais atividades serão feitas no auditório do Instituto de Geociências, Campus da Praia Vermelha. Vítor Cadorin, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), falará sobre a extensão relacionada a meio ambiente na universidade, e a coordenadora do Lahvi, Janie Garcia da Silva, explicará as ações do laboratório no mesmo tema. A palestra do dia será sobre o Parque Municipal Dormitório das Garças, em Cabo Frio, Região dos Lagos do Rio de Janeiro, e a mesa-redonda discutirá as ações ambientais do século XXI, como educação ambiental, resíduos sólidos, planos municipais de conservação da Mata Atlântica, dentre outros.

O Projeto Interações, de pesquisa e extensão do Lahvi, vai realizar, também na Semana do Meio Ambiente, oficinas destinadas a professores e educadores, que serão os agentes multiplicadores dessa educação ambiental.

Confira a programação das oficinas do Projeto Interações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário