sábado, 24 de março de 2012

Pousada da Esperança recebe Ação de Cidadania

A programação prevê uma série de atendimentos e prestação de serviços gratuitos à população 


A Secretaria Municipal das Administrações Regionais realiza neste sábado, 24/03, “Ação de Cidadania” no bairro Pousada da Esperança, das 09h00 às 13h00. 

A programação prevê uma série de atendimentos e prestação de serviços gratuitos à população como: atendimento jurídico, INSS, Bolsa Família, emissão de carteira profissional de trabalho, corte de cabelo, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, cadastramento para plantio de árvore, orientação coleta seletiva, cadastramento de animais e orientações sobre leishmaniose, massoterapia, elaboração de planta residencial, pré-matrícula do Ceja (Educação de Jovens e Adultos) e educação no trânsito. 

Para viabilizar o evento, a SEAR conta com as parcerias da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Bauru), secretarias municipais da Saúde/Zoonoses, Meio Ambiente, Bem-Estar Social/CRAS, Esportes e Lazer, Cultura, Agricultura, Educação, Emdurb, Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Ministério do Trabalho (Regional/Bauru), Instituto Embelleze, Instituto Ana Nery, Instituto SOMA/PROMORE, INDISCE, Faculdades Anhanguera, Supermercado Tauste, Instituto Soma, Pro Salvi e Projeto Formiguinhas.  

A “Ação de Cidadania” será na EMEII “Maria de Fátima Figueiredo”, Rua Santo Garcia, quadra 05. 

notícias relacionadas
 http://www.diariosp.com.br/noticia/detalhe/16768/Pousada+da+Esperanca+recebe+Acao+de+Cidadania+

segunda-feira, 19 de março de 2012

Centrais de reciclagem por meio de PPPs podem ser solução lucrativa para o aproveitamento de lixo no país

Pela sistemática defendida por especialistas, o modelo de centrais de reciclagem poderia ser implantado na maior parte do país, até 2014.
19 de março de 2012 - O modelo das parcerias público-privadas (PPPs) pode viabilizar a reciclagem de lixo no país, diminuindo gastos para as prefeituras e gerando oportunidades para empresas. Pela sistemática defendida por especialistas, como o presidente do Instituo Brasil Ambiente, Sabetai Calderoni,o modelo de centrais de reciclagem poderia ser implantado na maior parte do país, até 2014. O prazo é o mesmo estipulado pela Política Nacional de Resíduos Sólidos para o fim dos lixões.
Com as PPPs, as prefeituras cederiam apenas o terreno próximo às cidades, onde os resíduos seriam tratados em até 24 horas. As centrais seriam montadas e administradas pela iniciativa privada. “Você não vai eliminar totalmente os custos, mas vai criar uma sistemática de aproveitamento desses materiais e gerar receita, empregos, benefícios para a saúde publica e o meio ambiente. Se o governo não consegue se organizar para isso, transfira a questão para o setor privado, se desonere e crie vantagens para todos”, disse o economista.
A proposta é tratar todo o resíduo em até um dia, com isso, segundo Calderoni, não existe necessidade de grande distância dos centros, já que não há exposição da população aos riscos à saúde. “Você economiza cerca de 90% com transporte, evita poluição com tráfego e acidentes, e ainda você não paga para alguém receber em aterros e usa uma área pequena”, declarou.
Nas centrais de reciclagem, o lixo orgânico, que representa quase 60% do material domiciliar, seria tratado e separado. A parcela sólida poderia ser aproveitada energeticamente, assim como o lixo de banheiro (fraldas, absorventes e papel higiênico), ou usada como fertilizante. A outra metade do lixo orgânico domiciliar, que é composta por água, teria um tratamento específico. “Eu estou transportando, hoje, para longe [aterros], água, a um custo proibitivo, quando eu poderia, em um pátio, fazer com que essa água escorresse por uma canaleta, e tratasse essa água, sem que virasse chorume e causasse doenças quando lançadas em poços e rios”.
Calderoni ainda acrescenta que o entulho da construção civil poderia ser aproveitado em obras públicas. “Nem tudo é ferro e lage. Tem muita terra, madeira, carpete, móveis. São muitos materiais que podem ser transformados em energia elétrica, mas, também, na construção de boca-de-lobo, mesas e bancos para praças, vigas e colunas para túneis”.
Segundo o economista, com a determinação de extinção dos lixões até 2014, de acordo com a Política de Resíduos Sólidos, “vamos ter que recorrer ao aterro, que não pode receber material sem processamento prévio. Isso vai forçar a implantação de centrais de reciclagem”.
Mas a adesão ao modelo de centrais de reciclagem pode demorar mais do que o desejado pelo economista. As prefeituras ainda mantém contratos com aterros sanitários. Esses acordos costumam ter vigência de 15 a 20 anos e, dificilmente, são rompidos.


(Agência Brasil)

 http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/mec-vai-acionar-pf-para-investigar-cobranca-irregular-pela-unies/n1597700150799.html

Leia Mais: http://ultimoinstante.com.br/setores-da-economia/setor-saneamento-meio-ambiente/66897-centrais-reciclagem-por-meio-ppps-podem-ser-solucao-lucrativa-para-aproveitamento-lixo-pais.html#ixzz1paj9lCUr

Semana da Água começa com abraço simbólico da Lagoa Maior


 

Criada através de Lei, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pela prefeita Márcia Moura (PMDB), começou na manhã  desta segunda-feira(19), a 1ª Semana Municipal da Água.
A Semana da Água é promoção da Câmara Municipal com a participação da Prefeitura de Três Lagoas, através das secretarias de Educação e Cultura, Assistência Social, Cidadania e Trabalho, Saúde e Meio Ambiente.
Na solenidade de abertura, o principal evento foi o abraço simbólico da Lagoa Maior, com a presença da prefeita Márcia Moura, secretários Odair Biassi (Administração), Eliane Cristina de Brilhante (Saúde), Mateus Arantes (Meio Ambiente) e Marco Garcia de Souza (Desenvolvimento Econômico); líder da prefeita na Câmara, vereador Antônio Luiz (Tonhão) Empke Júnior (PMDB); e do representante do Comando do Corpo de Bombeiros, sargento Passos.
O evento contou com a participação de crianças e adolescentes do Programa AABB-Comunidade, mantido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Trabalho, em parceria com a Fundação Banco do Brasil e a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).
Crianças do AABB-Comunidade portaram cartazes com mensagens e apelos à preservação do meio ambiente e dos cuidados para o uso consciente e responsável da água.
Em seu pronunciamento, Márcia Moura lembrou que a proposta da criação da 1ª Semana Municipal da Água é de autoria do vereador e presidente da Câmara, Jurandir da Cunha (Nuna) Viana Júnior (PMDB).
Dirigindo-se às crianças e adolescentes do Programa AABB-Comunidade, a prefeita Márcia Moura comentou as mensagens dos cartazes que eles portavam.
Márcia Moura propôs às crianças que divulguem essas mensagens de preservação ambiental e de uso consciente da água aos vizinhos, coleguinhas e a todos os amigos.
“Sabemos que podemos contar com todos vocês para que todas as pessoas respeitem a natureza, preservem o nosso meio ambiente e economizem o que temos de bom, que é a água”, disse a prefeita Márcia Moura.
Fonte: Asscom